domingo, 21 de fevereiro de 2016

Como eu era antes de você


Bom, para começo de conversa semana passada terminei alguns livros que queria ler: Crônicas para variar, quero melhorar meu modo de escrever. Então estava atrás de um romance, queria algo novo, não romances água com açúcar. Então procurei e procurei pela internet, estava com a intensão de experimentar alguma autora nova, que não conhecia. Gosto de me arriscar em leituras diferentes. Encontrei um livro da Jojo Moyes, cujo titulo é: "Como era antes de você. Li a critica e também a sinopse, gosto de saber um pouco sobre a história do livro que irei ler, fico mais familiarizada com os personagens e assim percebo que a leitura flui um pouco melhor.







Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Não se engane pelo título do livro e a capa "fofa', é um livro intenso, uma história de renúncia, morte, companheirismo, doação e principalmente acima de tudo:  novas oportunidades, esperança e  amor.
É o primeiro livro da Jojo que leio e me arrependo de não ter a conhecido antes, se todos outros livros forem tão bem narrados quanto esse, já virei fã. Vou dar um tempo, ler outras coisas,  quem sabe mais tarde voltar a seus títulos. Não estou preparada para chorar novamente. (risos) Li o livro em apenas três dias, teve uma noite que fiquei até 2:00 horas da manhã lendo-o. Realmente me apaixonei pelo livro. Ela soube com maestria prender a atenção do leitor, abriu um leque de possibilidades, de elementos e sentimentos dentro de mim. O livro me destruiu e  me construiu novamente. Ela pisoteou em cima de mim, me jogou no chão - mas também deixou coisas boas. 

Wil me tocou profundamente de um jeito estranhamente exacerbado, que nenhum personagem de nenhum outro livro me tocou.  Wil me fez frágil, insegura e ao mesmo tempo me fez forte e segura. Me fez repensar na vida e em tudo que eu acredito.    Foi como se uma explosão de algo desconhecido estivesse a ponto de estourar e meu coração não aguentaria. E não aguentou. Lágrimas surgiram em meu rosto, ele realmente me deixou com o coração na mão. E sabe quando o livro é realmente bom, e você se imagina na história ou quando parece que você conhece aquele personagem de anos. Abracei-o e agradeci. Me fez querer mais. Não vou mudar por um livro, não é isso. No entanto, me fez ver coisas que talvez estivessem escondidas dentro de mim que nem eu mesma soubesse que existia. 



A leitura é de fácil compreensão, pois teve alguns livros que não me motivaram a terminar. O título realmente é merecedor, pois Louise realmente não é a mesma daquela do começo do livro - no final você percebe quanto Will transforma sua vida para melhor, e quanto o amor dos dois é merecedor um do outro. Em junho estará nos cinemas a versão do livro em filme, estou louca para assistir e até imaginando algumas cenas.


"Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente — ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela — obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem."






“É isso. Você está marcada no meu coração, Clark.
Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas,
suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente."


Ps: É somente a minha visão diante do livro. 




Um comentário:

  1. Linda história!
    Estou com esse livro na fila das leituras desse ano. Vc conhece o skoob? É uma rede de leitores, acredito que é ligado ao facebook. Sou nova por lá, mas estou aproveitando muito, pois tem muita sugestão boa de leitura e você pode discutir algum tema com gente que você fizer amizade por lá. Convide seus amigos e aproveite o ambiente! Eu te indico um Romance muito lindo que acabei de ler e me apaixonei: Jardim de Inverno - Kristin Hannah. Livro que fala um pouco do que o povo Soviético sofreu na 2ª Guerra. Vale a pena!
    Abração para você!
    Drica.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre!