domingo, 18 de março de 2012

Não sentir!

Sabe, que uma das coisas mais frustrantes em uma pessoa com alguma deficiência é não sentir. Bem, como assim não sentir? Vou explicar a vocês. Quando você sofre alguma lesão medular, abaixo da região da coluna aonde sofreu a lesão não sente nada. Pois todos os nervos sensitivos que levariam a informação até o cérebro não conseguem estabelecer uma conexão com o mesmo, logo, a pessoa não sente nada abaixo da vértebra que danificou.  No meu caso é um pouco diferente porque eu nasci com uma doença progressiva, a minha lesão na coluna é leve, por enquanto. É tão estranho, você passar a mão e não sentir nada, é sufocante e ao mesmo tempo misterioso. Mas enfim, eu não sinto meus pés (uma curiosidade: eu não sinto eles, mas se arranhar, beliscar com vontade eu tenho uma leve sensação ali) e um pedaço da perna, abaixo do joelho a sensação vai melhorando, é engraçado que acima do joelho eu sinto tudo perfeitamente. (risos) Assim você não sente nada em algum ponto, e de repente passa por outro local, e opa, aqui eu tenho sensibilidade.
       O corpo humano é mesmo uma máquina perfeita e ao mesmo tempo misteriosa, o que uma lesão na coluna pode provocar mil sensações em uma pessoa, cada deficiência tem sua particularidade, assim nos tornamos seres únicos. A lesão pode até ser no mesmo nível, mas cada pessoa é diferente, o corpo responde os estímulos de maneiras distintas. Descobri que ser cadeirante também traz momentos únicos, que só você pode sentir. Depois da deficiência tudo é estranho, diferente, mas a descoberta do próprio corpo é um momento único. Obaaa! Eu posso sentir aqui, ali, do meu jeito, mas o importante que estou sentindo. 
          Nunca, nunca mesmo comparar de quando você foi andante,  o corpo muda, a sensibilidade, o jeito de sentir, se você for comparar, definitivamente você  não vive. Pense no que você possui, movimento, sensibilidade  e tenha certeza de qual for a sua limitação, poderá ser muito feliz com ela. Pense sempre na sua realidade e não fique arrastando correntes com a sua própria deficiência. Sempre existirão pessoas com melhor e pior situação que você e acredite, que quando você está feliz com você e acredita no seu potencial a vida pode revelar coisas impressionantes. 
         Saber se valorizar e também valorizar a vida, a chance que temos de sobreviver a algum acidente, te revela um mundo diferente... Bem, eu não sou acidentada, mas foi quase isso, porque perdi meus movimentos aos poucos, mas eu sou feliz com os poucos ou muitos  movimentos  que me restaram, e sei fazer um ótimo proveito disso.

"Muitas pessoas podem sentir o corpo, mas tem dificuldades de sentir a vida."

Pense nisso, sentir a vida é muito mais extravagante, intenso que não sentir um corpo.

Beijos Cadeirantes!!!
Ótima semana!!!

Um comentário:

  1. Adorei essa frase no final que vc escreveu.Sabe no começo de um a lesão é um desespero,mas depois vamos trabalhando a cabeça,em cada ponto do nosso corpo..E acabamos descobrindo uma maneira difenre de amar e sentir a vida!!é É MUITO MARAVILHOSO!!
    bjs lindona

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre!